ARTIGOS

O QUE SIGNIFICA OS TERMOS: "HEBREUS, ISRAELITAS E JUDEUS" ?   

"HEBREUS, ISRAELITAS E JUDEUS" 

Na realidade os três termos correspondem ao mesmo povo. "Hebreus, israelitas e judeus, são nomes dados ao povo que na Bíblia é relatado como "povo escolhido de Deus" ou mesmo em algumas passagens como “povo de Deus”. :

OS HEBREUS: São uma ramificação dos descendentes de Sem, ou seja, são um povo semita. A primeira pessoa a ser chamada de "hebreu" na Bíblia foi Abraão. “Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu…” (Gênesis 14. 13). Até o momento em que Deus mudou o nome de Jacó, filho de Isaque, esse povo (ainda pequeno) era chamado de povo hebreu.

 

OS ISRAELITAS: São os descendentes de "Israel" (que passou a chamar Jacó). A partir do encontro de Jacó, filho de Isaque, com Deus, esse povo também começou a ser chamado de "israelitas". Na Bíblia, a primeira vez que foram chamados de "Israelitas", está em Êxodo 1.11: “E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés”. Dos 12 filhos de Jacó foram que surgiram as 12 tribos de "Israel".

OS JUDEUS: São os descendentes de uma das tribos, "Judá" (um dos filhos de Jacó). Depois que "todo povo" (hebreus e israelitas) voltou do cativeiro (na ápoca dos reis de Israel), a maioria dos que voltaram era da tribo de Judá, e ficou corrente chamar todo esse povo de "judeus". O primeiro texto bíblico que menciona os judeus é 2 Reis 16.6: “Naquele tempo, Rezim, rei da Síria, restituiu Elate à Síria e lançou fora dela os judeus; os siros vieram a Elate e ficaram habitando ali até ao dia de hoje”. O termo “judeus” também é usado para designar os seguidores do judaísmo hoje.

www.PastoraMercesVasconcellos

 

JESUS TEVE IRMÃOS?

De acordo com a Bíblia, Jesus teve quatro irmãos (Tiago, José, Simão e Judas) e também algumas irmãs (Mateus 12:46-50; 13:55-56; João 2:12; 7:3-10; Atos 1:14; 1 Coríntios 9:5; Gálatas 1:19). Por causa do mito de que Maria foi uma virgem perpétua, foi inventada a teoria que estes "irmãos" de Jesus são, de fato, apenas primos. Esta explicação é conveniente, mas contrária à evidência. Esta palavra "irmão" é usada 346 vezes no Novo Testamento e nunca significa "primo". Havia uma palavra para primo, usada em Colossenses 4:10, mas não é a que foi usada nos textos acima. É verdade que a palavra "irmão" é usada para a irmandade espiritual, mas todas as vezes que "irmão" é usada no Novo Testamento para uma relação de família física, ela simplesmente significa irmão. Se irmão significasse primo, em Lucas 8:19-21, Jesus estaria dizendo que sua mãe e seus "primos" eram aqueles que ouvem a palavra e a cumprem. 

Toda esta controvérsia é reflexo de uma tendência a dar a Maria uma honra indevida. Muitos pensam que Maria tinha e ainda tem uma influência especial sobre Jesus e que ela pode ser uma mediadora entre nós e Jesus. Mas veja quantas vezes, na Bíblia, Jesus mostrou que Maria não tinha uma capacidade especial para persuadi-lo. 1. Quando foi dito a Jesus que sua mãe e irmãos o estavam procurando, ele respondeu que considerava como sua mãe e irmãos verdadeiros aqueles que o obedecem (Mateus 12:46-50; Marcos 3:31-35; Lucas 8:19-21). 2. Quando a mãe de Jesus sugeriu que a falta de vinho na festa de casamento seria uma boa hora para declarar-se o Messias, ele recusou sua sugestão dizendo: "Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora" (João 2:4). 3. Quando uma mulher na multidão disse a Jesus: "Bem-aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram", Jesus respondeu: "Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam". Paulo concluiu em 1 Timóteo 2:5 que há "um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus".
Maria parece ter sido uma mulher boa, uma discípula fiel (Atos 1:4). Mas não tem nenhum poder especial para persuadir Jesus e não foi uma virgem perpétua (Note também Mateus 1:25; Lucas 2:7). Jesus foi criado em uma família com mãe, irmãos e irmãs (Marcos 6:3).GFISHER  (Pastora Mérces)