O QUE SIGNIFICA OS TERMOS: "HEBREUS, ISRAELITAS E JUDEUS" ?

11/10/2019 15:28

O QUE SIGNIFICA OS TERMOS: "HEBREUS, ISRAELITAS E JUDEUS" ?

11/10/2019 14:50  
"HEBREUS, ISRAELITAS E JUDEUS"
Na realidade os três termos correspondem ao mesmo povo.
 
Hebreus, israelitas e judeus, são nomes dados ao povo que na Bíblia é relatado como "povo escolhido de Deus" ou mesmo em algumas passagens como “povo de Deus”. :
 
OS HEBREUS
São uma ramificação dos descendentes de Sem, ou seja, são um povo semita. A primeira pessoa a ser chamada de "hebreu" na Bíblia foi Abraão. “Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu…” (Gênesis 14. 13). Até o momento em que Deus mudou o nome de Jacó, filho de Isaque, esse povo (ainda pequeno) era chamado de povo hebreu.
 
OS ISRAELITAS
São os descendentes de "Israel" (que passou a chamar Jacó). A partir do encontro de Jacó, filho de Isaque, com Deus, esse povo também começou a ser chamado de "israelitas". Na Bíblia, a primeira vez que foram chamados de "Israelitas", está em Êxodo 1.11: “E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés”. Dos 12 filhos de Jacó foram que surgiram as 12 tribos de "Israel".
 
OS JUDEUS
São os descendentes de uma das tribos, "Judá" (um dos filhos de Jacó). Depois que "todo povo" (hebreus e israelitas) voltou do cativeiro (na ápoca dos reis de Israel), a maioria dos que voltaram era da tribo de Judá, e ficou corrente chamar todo esse povo de "judeus". O primeiro texto bíblico que menciona os judeus é 2 Reis 16.6: “Naquele tempo, Rezim, rei da Síria, restituiu Elate à Síria e lançou fora dela os judeus; os siros vieram a Elate e ficaram habitando ali até ao dia de hoje”. O termo “judeus” também é usado para designar os seguidores do judaísmo hoje.
 
https://pastoramerces.webnode.com.br
www.PastoraMercesVasconcellos



Leia mais: https://pastoramerces.webnode.com.br/news/o-que-significa-os-termos-hebreus-israelitas-e-judeus/